terça-feira, 5 de março de 2013

Saúde moderada

O número de casos mais graves que chegam às urgências dos dois maiores hospitais de Lisboa está a aumentar, enquanto diminuem os doentes considerados menos prioritários. Esta é uma tendência que se verifica desde o ano passado.
No Hospital de Santa Maria, mais de um em cada dez utentes que entram na urgência acabam por ficar internados, uma realidade que está a crescer, segundo os números de Janeiro deste ano.
Apesar de terem diminuído os utentes nas urgências, aumentaram os casos que terminam em internamento, representando já 12 por cento dos doentes observados.
Os dois maiores hospitais de Lisboa, Santa Maria e São José, receberam em conjunto em 2012 quase 900 utentes por dia.
Em comum, os dois hospitais registam um aumento de procura em dois momentos específicos do dia: um a meio da manhã (entre as 10:00 e as 13:00) e outro a meio da tarde (entre as 16:00 e as 20:00).  70% dos atendimentos são feitos até às 20:00.
Segunda-feira é o dia da semana em que tradicionalmente acorrem mais pessoas às urgências destes hospitais. Na terça e quarta-feira a procura estabiliza e a partir de quinta-feira começa a descer, até domingo.
Os responsáveis não quiseram associar a diminuição das urgências com o aumento das taxas moderadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Notas